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quarta-feira, 18 de abril de 2012

Texto: Em Arte, é preciso ensinar a ler textos sem palavras

Em Arte, é preciso ensinar a ler textos sem palavras
Para explorar fotografias, pinturas, ilustrações e charges, é preciso saber a gramática própria que rege a linguagem visual e contextualizar as condições de produção de cada obra estudada.
DESCREVER, ANALISAR E INTERPRETAR.
=== PARTE 1 ====
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Textos não são só aqueles formados por palavras e frases, que se encadeiam para ganhar sentido. Os grafites nas ruas, os comerciais da TV e as pinturas em livros e obras de arte são formados por sinais que precisam ser decodificados, lidos, para serem compreendidos. Somados aos textos verbais, essas linguagens nos  ajudam a interagir com o mundo e a se expressar melhor.
Mesmo assim, por muito tempo, o ensino de Arte praticamente desconsiderou a necessidade de trabalhar a leitura de imagens e outros gêneros próprios da disciplina, sejam eles visuais, sonoros, corporais e, claro, textuais. Ainda hoje, a regra geral de boa parte das escolas é colocar os alunos para produzir sem que eles tenham um conhecimento adequado das obras artísticas. "Com essa ansiedade para pôr a mão na massa, surgem atividades sem nenhuma contextualização”, (sem que eles tenham um conhecimento adequado das obras artísticas).

Da multiplicidade de gêneros presentes na disciplina, a leitura de imagens é a mais frequente. Fotografias, pinturas, desenhos e charges são expressões artísticas com características próprias, que precisam ser discutidas para que as obras sejam realmente lidas e não "adivinhadas". Em vez disso, você deve procurar  a desenvolver o chamado olhar cultural, em que conhecimentos estéticos, antropológicos, históricos e científicos estão a serviço de uma compreensão da obra de arte que vá além das aparências ou do simples "gostei" ou "não gostei".
Na prática da sala de aula, a leitura em Arte se dá em cinco etapas principais. A inicial é aquela em que se tem a percepção geral da obra, o resultado do trabalho do artista - é o que os especialistas denominam de aquecimento do olhar. Um mergulho mais profundo é realizado nas três fases seguintes - descrição (a desconstrução da imagem), análise (a investigação sobre os meios utilizados) e interpretação (hipóteses sobre o significado da obra, considerando a vida do artista e as condições em que a obra foi produzida, ou seja, as informações de contexto). Apenas depois de tudo isso é que o aluno realiza uma nova produção, inspirada pela obra lida - é o momento da releitura que pode ser mais bem desenvolvida com a ajuda de anotações e comentários.

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